TODO APOIO À GREVE DO SERVIÇO SOCIAL!
UNIFICAR AS LUTAS PARA TERMOS A UNILA QUE QUEREMOS!
[Acesse aqui a página de Facebook do Coletivo Educação Socialista]
No último dia 18 teve início a greve discente do Serviço Social devido à falta de professores. Esse problema se arrasta desde 2015 e não é exclusivo do curso de SS, ou mesmo da Unila: universidades públicas do Brasil inteiro estão sofrendo com anos de sucateamento. Por exemplo, nesse exato momento, vários cursos da USP estão entrando em greve discente e docente pelo mesmo problema: esse é o caminho que temos que seguir!
Mas esse não é o único problema. Não temos um Restaurante Universitário, condição básica para a permanência estudantil. Há hoje um alto índice de evasão e absenteísmo, e a (falta) alimentação é um fator determinante nisso, que afeta sobretudo estudantes trabalhadores.
Sobre isso, a reitoria anunciou a criação da Bolsa Integração (R$700), que demanda atuação em atividades dentro da Unila e impede de receber o auxílio alimentação. Ao invés de dobrar o valor do auxílio, na prática gera precarização e não há qualquer transparência sobre ela: não foi definido quantas serão ofertadas nem como. Ademais, a proposta de criar um RU no PTI não atende a maioria dos estudantes: a logística envolvida para fazer foge à lógica e seria exclusivo aos estudantes que já recebem o auxílio.
Diante de todos esses problemas, precisamos de um DCE atuante, diferente da atual gestão que fica bajulando a reitoria. Precisamos de um DCE que convoque mobilizações em apoio à greve no SS e que unifique as lutas em curso em uma forte campanha para superarmos os problemas da universidade!
* Todo apoio à greve discente do Servido Social! Devemos participar das atividades para dar apoio a essa luta! Que o DCE convoque ações unificadas de apoio!
* Alimentação para todos, em seus campi! Pela construção de RUs nos campi e distribuição de marmitas até a construção ser realizada!
* Contratação emergencial de professores de acordo com a necessidade dos cursos e novos concursos para preencher a demanda!
* O governo Lula bloqueou mais de R$300mi da educação, mas teve dinheiro para comprar votos do centrão para aprovar no novo Teto de Gastos: pela imediata liberação da verba da educação pública e expansão do orçamento!
* Vamos construir a Unila que queremos, uma universidade para a classe trabalhadora!